(ESQUECI MINHA SENHA)

Sobre

 

O PIPAS (Primeira Infância para Adultos Saudáveis) é um projeto que quer contribuir com a implementação de políticas e ações voltadas à promoção do desenvolvimento infantil!

 

Queremos garantir que todas as crianças tenham um desenvolvimento pleno e que se desenvolvam de forma saudável e produtiva.

 

No Brasil avançamos muito na Saúde da Criança. Reduzimos as taxas de mortalidade infantil e a prevalência de desnutrição. Melhoramos o acesso a saneamento básico, serviços de saúde e expansão da prática da amamentação.

Agora, precisamos focar, como já acontece em outros países, nos aspectos relacionados ao desenvolvimento e bem-estar das crianças.

 

A importância do investimento no Desenvolvimento Infantil

Muitas evidências científicas demonstram a importância dos primeiros anos de vida das crianças no seu desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e cultural, bem como a relevância de estímulos e relações de vínculo, nesse processo.

O pleno desenvolvimento é requisito fundamental para o sucesso na escola e, mais tarde, no ambiente de trabalho e comunidade.

Sabe-se que em países em desenvolvimento mais de 200 milhões de crianças menores de cinco anos estão se desenvolvendo aquém do seu potencial, gerando baixa escolaridade e, no longo prazo, baixa aquisição de renda, cuidados inadequados com as crianças, contribuindo para transmissão intergeracional da pobreza.

Por isso, as evidências apontam que o investimento na Primeira Infância é a melhor maneira de reduzir as desigualdades, enfrentar a pobreza e construir uma sociedade com condições sociais e ambientais sustentáveis.

A literatura científica demonstra que um ambiente favorável ao desenvolvimento infantil inclui estreita e contínua relação de afeto com os pais e outros cuidadores, os quais podem oferecer oportunidades de aprendizagem e suporte para o desenvolvimento de habilidades e capacidades das crianças, como, por exemplo, por meio da leitura, de contar histórias, conversar e cantar.

 

Objetivo do Projeto

Elaborar e validar uma proposta para o monitoramento de indicadores de desenvolvimento infantil em campanhas de vacinação, com vistas ao planejamento e avaliação de ações intersetoriais.

 

Proposta

O projeto possui caráter inovador e propõe uma ação rápida e de baixo custo, que consiste na realização de inquéritos sobre o desenvolvimento de crianças menores de cinco anos nos municípios, por ocasião das campanhas de multivacinação.

A proposta consiste na validação de um instrumento para screening de problemas de desenvolvimento infantil e para a identificação de fatores presitores de tais problemas, que poderá ser aplicado em larga escoala por municípios em todo o País, gerando informações úteis para a sensibilização de formuladores de políticas, mobilização de profissionais de saúde e da sociedade, com vistas ao planejamento e monitoramento de ações voltadas ao desenvolvimento infantil.

 

Dimensões do questionário

A primeira parte do screening consiste na coleta de informações gerais como dados da criança e da família e a segunda parte aborda questões relacionadas ao desenvolvimento infantil, de zero a cinco anos.

 

Resultados Esperados

O inquérito fornecerá aos gestores, profissionais de saúde e à sociedade, informações sobre:

- O desenvolvimento das nossas crianças

- Acesso aos serviços de saúde e educação

- Inclusão em programas sociais

- Contexto familiar e situações de vulnerabilidade

- Alimentação e saúde

 

Esses dados poderão subsidiar o planejamento de ações voltadas ao pleno desenvolvimento das crianças.

 

 

Informações sobre o projeto

Título:

Monitoramento de indicadores do desenvolvimento infantil em campanhas de cavinação: uma ferramenta para planejamento e avaliação de ações intersetoriais

Chamada:

MCTI/CNPq/MS/SCTIE?Decit/Fundação Bill e Melinda Gates Nº 47/2014

Coordenadora:

Sonia Isoyama Venancio

Instituição:

Instituto de Saúde - SES/SP


INSTITUTO DE SAÙDE DO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Santo Antônio, 590, São Paulo - SP.
CEP: 01314-000